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Expedição Oriente

Setembro 2014 - Novembro 2016

Desafio

Criar engajamento de longo prazo durante os 2 anos da Expedição Oriente, a aventura da Família Schurmann em sua terceira volta ao mundo. A expedição partiu em setembro de 2014 com previsão de retorno ao Brasil em 2016.

Solução

Criamos uma plataforma gamificada e a estratégia de gestão de conteúdo para as plataformas proprietárias e social media.

Resultados

A Expedição Oriente ainda tem muitas milhas a navegar, mas a execução do projeto até agora resultou em:

  • Mais de 70 mil partidas jogadas em mini-games ligados aos patrocinadores

  • 2 mil horas de desenvolvimento e 50 mil linhas de código.

  • Projeto pioneiro na união de comunicação, tecnologia e entretenimento

Criamos e produzimos uma plataforma onde milhares de tripulantes podem velejar com a Família Schurmann na Expedição Oriente. O projeto cria nos jogadores a sensação de acompanhar o barco com a tripulação dia após dia.

Também consolidamos ainda mais a base de fãs da Família Schurmann nas redes sociais: começamos do zero e hoje já ultrapassamos 70 mil fãs engajados e ansiosos por cada onda e vento que sopra nas velas do veleiro Kat.

Formação de comunidade de 5 mil jogadores de 15 diferentes países.

1,3 mil posts feitos nas redes sociais, 250 artigos para o blog e 250 perguntas criadas para o game.

Além da complexa solução de tecnologia, cuidamos de todo o manejo da comunidade ao redor da Expedição Oriente – nas redes sociais e na produção de conteúdo.

Tempo de permanência médio superior a 10 minutos.

Criação de visibilidade para cinco diferentes marcas: Família Schurmann e Expedição Oriente (realizadores), HDI, Solvi e Estácio (patrocinadores).

Souvenirs exclusivos a cada porto da rota e um grande prêmio já entregue na primeira etapa: uma aventura inesquecível na Ilha de Páscoa.

A Família Schurmann tem um histórico singular de planejamento, paixão e obstinação para a realização de sonhos. Depois de mais de 95 mil milhas navegadas em duas voltas ao mundo, eles completaram três décadas vivendo no mar com uma ideia intrigante e polêmica: a Teoria 1421, que afirma que os chineses foram os primeiros a circum-navegar o globo – e não os europeus.

Com um assunto tão rico e focado em uma cultura tão singular, a plataforma de gamification da Expedição Oriente surgiu como extensão de um site comum graças à colaboração da Mukutu Games – spin-off de games da Mkt Virtual. Afinal, uma aventura tão grandiosa merecia uma plataforma repleta de conteúdo, chamando os apaixonados por navegação e os fãs da família para dar a volta ao mundo de maneira intensa e divertida.

A partida

Estivemos presentes em diversos momentos memoráveis da Expedição Oriente. Entre eles o lançamento do projeto para a imprensa, em fevereiro de 2013. E é impossível descrever a emoção da data da partida da Expedição, em 21 de setembro de 2014.

Viajamos para Itajaí para o coquetel inaugural e para cobrir a saída dos Schurmann do porto de Itajaí para o mundo. E fizemos o registro das 24 horas que antecederam a partida. Confira a emoção no vídeo, realizado por nossa equipe:

Expedição Oriente
Expedição Oriente

O game

O game entrou no ar no mesmo dia da partida da família mais aventureira do país. Funciona através da  web, de uma maneira bastante lúdica: os participantes criam seus barcos virtuais e convidam tripulantes. Com isso, cria-se uma sensação de colaboração e trabalho em equipe, completamente intrínseca à realidade de um barco.

O jogador deve acessar a plataforma diariamente para responder perguntas e coletar pontos. A cada capítulo há uma grande premiação, além de prêmios surpresas e souvenirs enviados aos jogadores.

Expedição Oriente

O que fazemos para a Expedição Oriente

• Criação de conteúdo para a plataforma de gamification

• Ação “#BonsVentosFS

• Ativação digital

• Suporte a patrocinadores e assessoria de imprensa

• Planejamento geral

• Relatório mensal / insights

• Nova home do site com uso do Google Maps para navegação do site

• Ação Message in a Bottle

Expedição Oriente
Expedição Oriente
Imprensa

A Expedição Oriente foi divulgada em diversos sites de notícias, especialmente na região de Santa Catarina. Também foi mencionada em veículos nacionais, como o G1. Mensalmente, também há um boletim no Fantástico, mostrando o progresso da viagem.

Expedição Oriente

Nossas entregas

O veleiro Kat pode adernar até 110 graus – o que é ótimo, considerando que a rota da Expedição Oriente tem diversos trechos longos de navegação. Nós ajustamos as nossas velas e começamos a velejar desde o day one, com a cobertura em tempo real da partida. Também cuidamos da produção de conteúdo para a plataforma de gamification, realizamos o manejo da comunidade e SAC em todos os canais em que a Expedição Oriente está presente.

Implementamos surpresas e inovações no game, como formas de incentivo ao login diário na plataforma e trilhas de perguntas que darão pontos extras aos capitães mais atentos.

Além disso, implementamos o Message in a Bottle, uma plataforma de envio de mensagens que são disponibilizadas em um mapa digital, encorajando participantes a deixarem recados que poderão ser respondidos online por qualquer pessoa, incentivando novas amizades.

Expedição Oriente
Expedição Oriente
Expedição Oriente
Expedição Oriente
Expedição Oriente
Expedição Oriente
Expedição Oriente
Expedição Oriente

O primeiro capítulo

O primeiro capítulo foi disputadíssimo e concluído em junho de 2015, quando a Família Schurmann aportou na Ilha de Páscoa. A grande vencedora, Cynthia van de Kamp, jogou por 9 meses.

Nascida em São Paulo, hoje mora em Washington e montou seu barco no mesmo dia que a Expedição zarpou. Cynthia batizou seu barco com o nome de seu irmão, tornando a história ainda mais emocionante.

Expedição Oriente

Ficha Técnica

  • Ano

    2013/2014/2015

  • Direção

    Ludmilla Rossi, Danilo Costa

  • Concept

    Ludmilla Rossi, Danilo Costa

  • Gamification design

    Danilo Costa, Fabio Paes Pedro

  • Design

    Felipe Almeida, Renato Cunha

  • Produção/Desenvolvimento

    André Andrade, Hugo Bessa, Felipe Almeida, Renato Cunha, Rebeca Amaral, Pedro Reino, Victor Matheus, André Reis, Fabio Paes Pedro

  • Gestão de Conteúdo

    Rebeca Amaral, Viviane Fortes, Ricardo Prado

  • Audiovisual

    Kauê Nunes, Joyce Regina, Nilton Ferreira

  • Gestão de Projetos

    Danilo Costa, Saulo Valdívia

  • Atendimento

    Ludmilla Rossi, Danilo Costa