Um site na internet é como um vendedor que não dorme: pode sempre estar gerando novas oportunidades de vendas para a sua empresa não importando o dia e o horário. Essa é a realidade se você trabalha com uma boa otimização de sites.

No entanto, um site ruim não vai trazer todos esses benefícios. Problemas pequenos e grandes são capazes de destruir a reputação de uma marca. E o pior: esses problemas estão diminuindo cada vez mais as chances de você obter vendas. Afinal, potenciais clientes que passam por uma experiência ruim ao acessar suas páginas, dificilmente voltam.

Vamos pensar melhor na otimização de sites? Veja a seguir 4 problemas do seu site que estão dificultando suas vendas:

1. Múltiplas barreiras até a compra

Parece loucura fazer com que seu cliente tenha dificuldades de comprar com você, não é? Mas pode ser que o seu site esteja fazendo exatamente isso. Faça o seguinte exercício: coloque-se no lugar do seu potencial cliente e visite seu próprio site com o intuito de fechar uma venda. Percebeu formulários longos demais? Menus poucos intuitivos? Etapas demais para chegar até o final? Tome nota de tudo e busque a correção.

2. Acesso difícil no mobile

Você sabia que a maioria dos acessos à internet no Brasil é feita a partir de celulares? Portanto, não faz sentido que o seu site somente funcione bem a partir de computadores. Os hábitos das pessoas mudaram bastante nos últimos anos e elas precisam ser capazes de comprar de você usando todo tipo de aparelho. Um site responsivo não só se adapta ao tamanho da tela: precisa evitar recursos pesados demais e oferecer todas as mesmas funcionalidades.

3. Servidor instável

Volta e meia e você sofre com um site fora do ar? Pense em todas as vendas que você está perdendo porque seus potenciais clientes não conseguem acessá-lo. Para manter boas chances de sucesso, certifique-se de trabalhar com um serviço de hospedagem que garanta índices de qualidade aceitáveis, mantendo o seu site no ar e sendo capaz de sustentar tráfego intenso. Não tolere muitas falhas recorrentes e opte por um serviço melhor.

4. Dê destaque aos CTAs

Se o seu objetivo com seu site é atingir mais público e vender, essa intenção precisa estar clara ao longo de todas as suas páginas. A melhor forma de garantir sucesso nesse ponto é implementando bons CTAs (calls-to-action, chamadas para ação como botões que dizem “compre agora”). É importante que as características particulares do seu público e dos seus produtos sejam levadas em conta para chegar a um tipo de CTA ideal. Só evite escondê-lo: ele precisa estar em destaque.

Um site em pleno funcionamento é um gerador de vendas bastante eficiente para empresas em qualquer segmento. Mas, com isso, o contrário também vale: um site com problemas inibe o sucesso em todos os casos e precisa ser resolvido o quanto antes.

O site da sua empresa é apenas um dos possíveis canais de entrada de vendas para o seu negócio. Uma estratégia integrada é essencial para você obter bons resultados com a ajuda da internet. Você conhece o conceito de brand marketing? Veja de que forma ele pode ajudar a sua empresa aqui no blog.