Quem disse que o e-mail morreu? Enquanto muitos se precipitam eliminando essa estratégia do planejamento, acabam abrindo mão de um dos canais mais eficientes de todo o meio digital. Você sabia que disparar e-mail marketing é algo essencial para atingir os seus objetivos?

Com vasto alcance e diversas possibilidades de personalização, o e-mail marketing é capaz de entregar a comunicação certa para as fatias de público ideais. Assim como no caso de todos os outros canais de marketing, o e-mail precisa de uma estratégia adequada para trazer bons resultados.

Quando implementado adequadamente, o e-mail marketing é capaz de gerar resultados superiores a outros canais, como redes sociais e mídia patrocinada. Sim, você leu certo! Ainda não se tem notícia de um meio com taxa de conversão tão alta quanto o e-mail marketing.

Ainda não se convenceu sobre o valor do e-mail marketing para a sua estratégia? Então veja 5 motivos decisivos para implementá-lo:

1. Traz mais conversões

A maioria das pessoas está mais acostumada a receber conteúdo promocional via e-mail marketing do que em outros meios. Isso faz com que esse canal seja muito mais propício a gerar vendas para você do que os outros.

Quando comparado a outros canais, o e-mail marketing é o que consegue entregar mais conversões. Essa taxa costuma ficar 66% acima das redes sociais, por exemplo. Sabe aquela história de que o “e-mail morreu”? Dá para ver que ela está bem longe da verdade.

2. É simples de planejar e executar

Quanto mais tempo você conseguir dedicar ao planejamento em relação à execução, maiores as suas chances de sucesso. Com o e-mail marketing, a receita é justamente essa. A etapa de execução é relativamente pequena, o que permite a você concentrar boa parte do tempo no planejamento.

Uma estratégia bem planejada tem muito mais chances de sucesso. Um dos principais benefícios do e-mail marketing para o sucesso da sua marca é o quanto ele é versátil, mas sem ser complicado.

3. Alcance alto

Você com certeza não conhece ninguém que não tenha um endereço de e-mail. Estima-se que existem em torno de 4 bilhões de contas em todo o mundo. Esse número consegue bater a audiência de qualquer rede social.

Ao implementar uma campanha de e-mail marketing, você passa a lidar com um público vasto e acessível. Além disso, lembre-se das pessoas que têm notificações para e-mails no celular: você vai conseguir a atenção delas na hora que o e-mail chegar.

4. Gera dados em tempo real

O melhor caminho para ter certeza de que as suas campanhas estão tendo resultado é contar com dados precisos em tempo real. Essa é uma das grandes vantagens do marketing digital em relação ao tradicional e também se aplica a e-mail marketing.

A maioria das plataformas de disparo de e-mails e automação de marketing de hoje em dia conta com uma seção voltada às métricas dos seus envios. Você consegue visualizar o sucesso das suas campanhas para conseguir tomar decisões mais estratégicas nas próximas vezes, aproveitando os resultados obtidos como tendência.

5. Potencial de segmentação

Você não precisa mandar o mesmo e-mail marketing para toda a sua lista de contatos. Na verdade, é possível obter resultados muito melhores com uma comunicação voltada a segmentos do seu público. O e-mail marketing é um mecanismo que permite essa prática.

Você pode dividir a sua lista baseando-se em algum critério que faça sentido para o seu negócio. Por exemplo, separar as pessoas com base no tipo de produto que costumam comprar ou se faz muito tempo desde a última compra. Depois, desenvolva um e-mail focado em cada um desses grupos, com uma comunicação adaptada.

Agora que você já conhece os principais benefícios de implementar uma estratégia de e-mail marketing para sua marca, precisa fazer tudo isso do jeito certo.