Chega o momento de treinar a equipe em determinado assunto. São dispostas várias cadeiras diante de uma tela com vários slides de PowerPoint. Um orientador destaca os pontos essenciais e o grupo se distrai com facilidade e o conhecimento rapidamente se perde. Esse cenário parece familiar para você?

Empresas de diversas áreas precisam de treinamentos eficazes para repassar informações e habilidades importantes para os seus times, mas o método com que são implementados precisa mudar. Você já pensou em usar vídeos nos treinamentos da empresa? Eles podem ir além de meros apoios para se tornarem toda a solução.

Veja a seguir os principais motivos para usar vídeos nos treinamentos da empresa:

1. Consegue prender a atenção

Para ser totalmente bem-sucedido, um vídeo de treinamento precisa ser capaz de captar a atenção do público da sua empresa e transmitir conhecimento de forma eficaz. Felizmente, é possível contar com todo o apelo do formato audiovisual para prender o olhar da audiência.

Pesquisas apontam que as pessoas têm uma tendência maior a se engajar com um conteúdo quando ele é audiovisual. Treinamentos em vídeo apelam para o senso visual e contribui para que seja mantida a atenção de quem está assistindo.

2. Não é caro

A ideia de que usar vídeos nos treinamentos da empresa é algo reservado apenas para as grandes é algo que não reflete mais a realidade. Graças ao progresso tecnológico, é possível obter excelente qualidade em suas captações sem precisar gastar muito com isso.

Ainda assim, o seu treinamento precisa ser feito profissionalmente. Veja aqui no blog os principais motivos para contar com uma produtora de vídeos para trabalhar a favor da sua empresa.

3. Contribui para consistência de informações

É bastante prejudicial para a sua empresa se informações desencontradas são repassadas para a equipe em pontos diferentes do tempo. Talvez as pessoas que já estão lá tiveram contato com um tipo de treinamento e os novos membros utilizaram outro. É preciso ter consistência.

A solução para isso está em unificar todo o processo ao usar vídeos nos treinamentos da empresa. Como todos os profissionais terão contato com a mesma informação, os processos serão padronizados e não haverá possibilidade de inconsistências.

4. É possível explorar vários formatos

Um dos principais benefícios de usar vídeos em qualquer tipo de estratégia é poder aproveitar uma série de formatos possíveis para transmitir seu conteúdo. Não é necessário se limitar apenas àquele modelo clássico de uma pessoa falando diante de uma lousa, por exemplo.

Graças aos métodos de edição disponíveis hoje em dia, é possível apostar em mais recursos gráficos para facilitar o entendimento. Que tal usar uma animação para ilustrar situações? Ou editar diversos segmentos em um só? Essas possibilidades não existem em treinamentos tradicionais.

5. Aumenta a produtividade do time

Entrou alguém novo na equipe? O time precisa rever alguns pontos do treinamento? Não há problema: se ele está disponível em vídeo, basta compartilhá-lo ou deixá-lo acessível em uma página da sua intranet.

Usar vídeos nos treinamentos da empresa é um jeito de transformá-lo em um produto que pode ser repassado entre os membros da equipe com facilidade, algo que contribui imensamente para o compartilhamento de conhecimento e o aumento da produtividade de todos.

O vídeo é um meio bastante poderoso da comunicação em geral. Ele é capaz de captar a atenção das pessoas e tornar simples a transmissão das informações mais complexas, além de ser versátil ao poder se adaptar a diversos formatos diferentes. Por isso, você precisa usar vídeos nos treinamentos da empresa, já que é uma maneira eficaz de obter sucesso com eles. Experimente essa possibilidade e avalie os seus resultados!