Você já ouviu falar em backlinks? Trata-se de algo bastante valioso que você precisa conquistar para ter bons resultados com o seu site. Pode ser até que já tenha conquistado alguns e nem imagina.

A internet se faz por meio de vínculos entre páginas. Confira os seus resultados no Google Analytics para perceber o volume de visitantes que chegam até seu conteúdo a partir de outros sites. Que tal aumentar esse índice?

Com backlinks, você poderá obter novas vias de entrada para tráfego em seu site, o que pode dar origem a novas visibilidade e vendas para o seu negócio.

O que são backlinks?

Backlinks são links feitos em outros sites que apontam para o seu. Por exemplo, se um post de blog faz um link para o seu site, foi conquistado um backlink. Dessa forma, quem estiver conferindo aquele conteúdo pode ser direcionado ao seu espaço e, assim, navegar pelas suas páginas.

É algo bastante vantajoso de conquistar, porque você consegue uma nova via de entrada para visitantes em seu conteúdo. No entanto, não basta buscar soluções rápidas que prometem inflar o número de backlinks que seu site recebe. O Google é capaz de perceber quando não há qualidade nesse vínculo e pode penalizar sua posição no ranking.

Além disso, deve ser do seu interesse atrair o público certo para o seu site. Ou seja, são aquelas pessoas realmente interessadas no conteúdo que você possui e que possam contratar seus serviços ou comprar seu produto. O backlinks somente trará bons resultados se for efetuado entre duas fontes de credibilidade e unidas por um tema em comum.

Como conquistar backlinks para o site?

Veja a seguir 5 táticas para obter mais backlinks em seu site:

1. Crie conteúdo de alta qualidade

Ter um material de qualidade em seu site é benéfico em diversos sentidos, especialmente quando o assunto é conquistar backlinks. Não se contente em ter um conteúdo apenas mediano. Se você quer conquistar backlinks para o seu site, precisa focar em desenvolver a melhor abordagem. Somente assim serão boas as suas chances de receber links de referência de outros sites.

2. Faça links para outros sites

Essa recomendação pode parecer contraditória, já que o objetivo é conquistar backlinks que levem o público para o seu site, certo? No entanto, trata-se de uma ótima tática para aumentar as suas chances de receber links de terceiros. Ao vincular algum material de qualidade como referência em seu conteúdo, o autor desse poderá notar a existência do seu site e considerá-lo para eventuais links futuros. Não custa nada tentar e você pode obter ótimos retornos a partir disso.

3. Realize parcerias com outros sites

Se está difícil conquistar backlinks de forma espontânea, você pode inserir um elemento de negociação nesse meio. Mapeie potenciais parceiros de conteúdo que produzam um material complementar ao seu que possam se interessar em trocar links. Será algo benéfico para todos, já que você também deverá se comprometer a fazer links para esse parceiro. No entanto, tenha atenção: somente será possível ter bons resultados com isso ao trabalhar com parceiros que produzam conteúdo com temática semelhante à do seu.

4. Permite a incorporação do seu conteúdo na web

Criou um infográfico interessante? Um vídeo? Acha que algum trecho importante do seu texto pode engajar uma audiência maior? Seja o que for, é possível aumentar seu potencial de backlinks ao permitir a incorporação desses elementos (também chamada de “embed”). Se isso parece complicado demais, você pode usar um recurso como o Embed Code Generator, onde é possível controlar cada aspecto do compartilhamento do seu conteúdo. Quem espalhar seu conteúdo por aí também estará levando links para seu site.

5. Detecte oportunidades em seus próprios dados

Pode ser que a solução para você conquistar backlinks esteja em seus próprios dados de performance. É essencial que você fique de olho nos seus resultados, especialmente no engajamento e links já obtidos, para encontrar possíveis fontes a serem exploradas. Por exemplo, você pode notar que determinado site sempre faz links para seu conteúdo com um tema específico. Então, vale a pena produzir mais material sobre esse assunto para potencializar esse resultado.

Agora você já sabe o valor que os backlinks trazem para os resultados de uma marca e como conquistá-los. O próximo passo é colocar a sua estratégia em prática. Leve em conta as dicas acima e implemente aquelas que se encaixam nas suas necessidades. Fique de olho nos seus resultados e aprimore sua abordagem cada vez mais.