Como um ditado popular pode acertar o rumo dos seus negócios

Para certas ocasiões, o olhar destreinado é muito mais útil que uma super visão detalhista. E isso acontece porque nós somos naturalmente mais atraídos para tudo o que é singular, diferenciado – seja no bom ou no mau sentido. O normal já não faz a menor diferença.

Porém, alcançar originalidade nem sempre é tão fácil, então é fundamental que sua marca tenha um posicionamento sob medida para seu público – não é à toa que a máxima de Chacrinha (“nada se cria, tudo se copia”) permanece atual.

No ambiente digital, mais de 60% de todo conteúdo produzido é visual e 50% dos conteúdos compartilhados são visuais. A estatística mostra que a rapidez e a sensação de tempo real são muito vantajosas.

img60mil

fonte
Portanto, para atrair a atenção de potenciais clientes, você precisa evidenciar seus serviços e produtos de maneira que esse conteúdo sempre salte aos olhos, especialmente em ambientes com diversas presenças competitivas, como é o caso de feiras e eventos. Veja o que você pode fazer para trazer relevância, exclusividade e rápida assimilação de clientes em potencial:

1. Infografia
A infografia está tomando conta do ambiente digital. Só em 2014, a adoção desse recurso aumentou de 9% para 52%. Transformar números e dados em imagens é imprescindível já que vivemos um era em que somos bombardeados informação por todos os lados – televisão, e-mail, redes sociais e panfletos no trânsito. Infográficos causam impacto rápido, são concisos e mais fáceis de serem assimilados. Confira os que fazemos mensalmente para a Expedição Oriente.

thumbs5thumbs3thumbs4

2. Vídeos institucionais
Divulgar os valores da sua empresa é uma estratégia importante, e deve ser feita de maneira dinâmica. Afinal, o objetivo é construir a reputação da sua marca e gerar interesse no consumidor em potencial. O uso de vídeos institucionais pode ser explorado de várias formas, seja com a imagem do fundador da empresa ou com uma animação que prenda a atenção do espectador. Veja como essa animação que fizemos para a Aperam, empresa siderúrgica brasileira, torna palpável a importância e fabricação do aço:

3. Realidade virtual
Em boa parte das vezes, não é a qualidade e o bom preço que convencem o consumidor em potencial, mas sim a experiência que sua marca proporcionou. Inserir o cliente em potencial no universo da sua marca o tornará mais propenso a lembrar e escolher você na decisão de compra. Em eventos, por exemplo, você pode ter em seu stand um simulador que recrie o espaço de um novo empreendimento imobiliário um novo terminal logístico. Dessa forma, o cliente se sentirá mais confiante e valorizado porque sua marca pensou nele. Veja como a Tok&Stok utilizou o recurso:

Portanto, para que sua marca se destaque em meio às outras, é necessário desenvolver um posicionamento que combine originalidade e dinamismo por meio de recursos visuais.

Resumindo:
– Apresente as informações de maneira dinâmica
– Mostre em vez de falar sobre
– Seja rápido
– Seja original