Desde o nosso primeiro BIG Festival passaram-se cinco anos completos. No primeiro, que aconteceu em São Paulo no MISS, éramos meros espectadores, ainda na tentativa de tatear um mercado que é muito novo no Brasil.

Para nós, o BIG é uma espécie de padrinho acolhedor. Graças a ele que boa parte da história da Mukutu foi possível. Estar lá, cinco anos depois, não mais no papel espectador, mas compartilhando nossa jornada foi como o fechamento de um ciclo e início de outro.

Fomos convidados pela organização e extremamente estimulados por um cara incrível chamado Mario Lapin, da Virgo Games, para estarmos lá. Uma experiência e tanto.

Dividimos o palco com o Felipe Marlon da PushStart e a Katia Oliveira da UNIFESP no painel do BIG Impact: Games que Podem Melhorar sua Vida (ou Até Mesmo Salvá-la!).

O objetivo do painel estava em responder a seguinte questão: É possível que games ajudem a transformar suas atitudes para uma vida melhor?

Coincidentemente já havíamos estado no mesmo evento que a turma da PushStart no Games 4 Change 2016, em Nova York, fazendo parte da mínima população brasileira que expunha seus projetos por lá.

O projeto da PushStart, o Legião dos SuperPoderes é fantástico e tem ajudado país e crianças na construção de hábitos de vida mais saudáveis.

Já o pessoal da Unifesp apresentou um game sobre parasitas, voltado para conscientizar sobre o tema. Deu pra reviver boas aulas de biologia, só que de uma maneira muito mais divertida.

Kátia (UNIFESP), Ludmilla (Mukutu/Mkt Virtual) e Felipe (PushStart) mediados por Marina Pecoraro no BIG Festival 2017.

Cada painelista apresentou seu projeto e abordou o papel dos games que tratam de temas sérios, sem deixar de transferir conhecimento de maneira lúdica e eficiente. Alimentação saudável, informação e prevenção do câncer e infectologia foram os temas centrais dos jogos mostrados neste painel do BIG 2017.

Nós da Mukutu, spin off da Mkt Virtual, apresentamos o vídeo do Alpha Beat Cancer e a experiência sobre o impacto do game – você pode conferir o case completo do Alpha Beat Cancer neste link.

Foi uma noite muito especial, que reuniu no palco e na plateia parte do time da Mukutu e a incrível Simone Mozzilli, do Beaba.

Primeira foto: Ludmilla compartilhando a história do Alpha Beat Cancer. Na segunda foto Ludmilla (Mukutu/Alpha Beat Cancer), Simone (a força motriz do Beaba) e Tiani (desenvolvedora que trabalhou conosco no projeto).

Sobre o BIG Festival

O BIG (Brazil’s Independent Games Festival) é o mais importante festival de games independentes e interatividade da América Latina. O evento fortalece o mercado brasileiro de jogos e aplicações interativas promovendo a troca de informações entre desenvolvedores de todo o mundo.

O BIG sonha em transformar o Brasil em grande hub do mercado de jogos para desenvolvedores locais e internacionais. A programação do evento é gratuita e oferece atividades e conteúdo para os profissionais da indústria e entusiastas.

Em 2017, o evento aconteceu em sua 5a edição no CCSP, de 24 de junho a 02 de julho.

Os números deste ano:

  • 18.000 participantes
  • 70 painéis em 4 salas simultâneas
  • 2.400 profissionais da indústria
  • 1.500 reuniões de negócio confirmadas
  • 50 jogos indicados para a premiação
  • 12 jogos premiados

Mais sobre o Alpha Beat Cancer

O Alpha Beat Cancer é um projeto que surgiu pela parceria da Mukutu, spin off de interatividade da Mkt Virtual com o Beaba, ONG que trabalha para desmistificar o câncer e oferecer apoio a pacientes e familiares.

O conteúdo do game é baseado na cartilha do Beaba, que já existia em sua versão impressa. A Mukutu ofertou a possibilidade de transformar esse conteúdo em uma experiência interativa e assim surgiu o Alpha Beat Cancer.

Falando assim, pareceu uma história super direta e simples. Mas só que não, né? Um dos objetivos do painel do BIG Impact 2017 estava em não apenas mostrar os resultados desses projetos mas em também contar as particularidades da jornada de cada um.

No nosso caso, o Alpha Beat Cancer demorou mais de um ano para começar a sair do papel. E quando fomos contemplados pelo edital InovaAPPS, nem imaginávamos o que estava por vir. O que podemos dizer é que, não foi nada simples entregar um edital para o governo com um impeachment acontecendo.

O bom é que demorou um pouco mais que o previsto, mas deu tudo certo no final. 🙂

Para ter uma ideia dos resultados do Alpha Beat Cancer, dá o play no vídeo a seguir.

E você também pode baixar o Alpha Beat Cancer para iOS e para Android e continuar ajudando a desmistificar o câncer por aí.