Com o desenvolvimento da internet, ela deixou de ser apenas um apanhado de páginas pessoais para se transformar numa via repleta de serviços bem importantes para o dia a dia. Isso faz com que seja necessário ter certeza de que os dados enviados e recebidos estejam seguros.

Esse é o papel do certificado SSL. Ele faz uma auditoria em um site para garantir que ele é seguro. Se passa nessa avaliação, o navegador de internet exibe um cadeado na barra de endereços e o selo de conteúdo protegido.

A presença de um certificado SSL pode ser detectada pela barra de endereços do navegador

Para que o seu site transmita confiança ao seu público, você precisa de um certificado SSL. Além de proporcionar uma maior proteção aos seus dados, também evita que a sua visibilidade seja penalizada.

O que é um certificado SSL?

Um certificado SSL é um atestado de que o seu site é seguro conforme as diretrizes da web. Entre as suas várias especificações, garante que as informações enviadas e recebidas no ambiente do site são protegidas e não podem ser interceptadas por invasores. A sigla SSL significa “secure sockets layer” e se refere a criptografia estabelecida entre o público e um servidor.

O certificado SSL é emitido por uma entidade conhecida como certificate authority (CA), ou autoridade de certificação. Em geral, são empresas com relevância e experiência na área de segurança da web que emprestam essa credibilidade por meio de certificados SSL para seus clientes.

Para o usuário, é bastante simples saber se um site é seguro (ou seja, tem um certificado SSL), basta checar se o cadeado aparece na barra de endereços e o protocolo de acesso está como HTTPS.

Por que obter um certificado SSL para o seu site?

A inclusão de um certificado SSL não deve ser vista como algo opcional, para deixar para depois. Na verdade, trata-se de algo essencial para ter sucesso na web dos dias atuais. Se a sua empresa não transmite segurança ao seu visitante, ele dificilmente fará negócio com você.

Ainda não se convenceu? Confira os principais motivos para contar com um certificado SSL em seu site:

1. Protege os seus dados

Talvez o motivo mais óbvio para ter um certificado SSL em seu site é que os dados enviados pelos seus usuários e os seus próprios estão protegidos.

Muitas empresas têm as suas reputações arruinadas por vazamentos de informações e é sempre difícil recuperar a sua imagem depois de um episódio como esse. Portanto, não deixe que isso aconteça com a sua empresa.

2. Transmite mais credibilidade

Você compraria em um site que é apontado como inseguro? Provavelmente não. Esse é o mesmo raciocínio que o seu público fará ao acessar o seu site e perceber que o navegador de internet o apontou como desprotegido.

O aumento de credibilidade proporcionado pelo certificado SSL será decisivo para os seus resultados.

3. Melhora o seu ranqueamento no Google

Cada vez mais, o Google prioriza sites seguros e penaliza aqueles que não possuem um certificado SSL. Se você se dedica a alguns esforços de SEO, mas não pensa em segurança, pode ter as suas iniciativas invalidadas.

Implementar um certificado SSL em seu site pode oferecer um bom impulso de visibilidade a ele.

4. Não é caro nem difícil

Se obter um certificado SSL é algo que parece demorado e burocrático, é bom saber que ele é exatamente o oposto disso. Trata-se de um processo automático que requer apenas uma conexão com o seu serviço de hospedagem.

Além disso, existem soluções gratuitas que oferecem certificados SSL com o mesmo nível de credibilidade que serviços pagos. Isso não precisa causar um impacto no seu orçamento.

5. SSL é cada vez mais o padrão

O HTTPS é o novo padrão de segurança da internet e cada vez mais os navegadores penalizam quem não se adapta. O Google Chrome, por exemplo, já classifica sites sem certificado SSL como inseguros.

Um ícone vermelho de cadeado aberto pode ser o suficiente para o seu público fechar o seu site e nunca mais voltar.

Como obter um certificado SSL?

Com o Let's Encrypt, é possível instalar um certificado SSL em seu site

O serviço mais popular que fornece certificados SSL gratuitamente é o Let’s Encrypt. O projeto foi criado por dois engenheiros da Mozilla em colaboração com a Linux Foundation com o objetivo de tornar mais fácil o acesso a esse protocolo de segurança, o que é positivo para todos na internet.

No site do Let’s Encrypt, você deve seguir as instruções do sistema para fazer a autenticação do seu site. Se isso parecer complexo demais, você pode entrar em contato com o seu serviço de hospedagem para saber se há suporte para uma opção automática.

É importante ressaltar que um certificado SSL tem uma data de validade. Ele deve ser renovado para que o seu site permaneça habilitado a realizar conexões seguras. Felizmente, a maioria dos provedores de segurança (inclusive o Let’s Encrypt) possui a opção de renovação automática.

A obtenção de um certificado SSL para o seu site é essencial para que ele consiga transmitir credibilidade ao público e proteger os seus dados. Não é mais algo opcional, já que cada vez mais os navegadores de internet e o próprio Google penalizam quem não se adaptou. Faça a escolha certa para a sua empresa e obtenha já o seu certificado de segurança digital.

Banner para o download do ebook Acessibilidade Digital

Banner para o download do ebook Acessibilidade Digital