O vídeo é um formato de conteúdo extremamente versátil, podendo ser adaptado a múltiplos assuntos e objetivos. Por transmitir informações de maneira fácil, é uma ótima alternativa para engajar o seu público e aumentar a visibilidade da sua marca. Isso fica ainda mais eficaz ao aproveitar os vários canais digitais à disposição para distribuir seus vídeos.

No entanto, você não deve dar o mesmo tratamento aos seus vídeos em plataformas totalmente distintas. Postar um vídeo no Facebook é diferente de fazê-lo no YouTube, sem contar o Instagram. Tendo em mente quais locais funcionam melhor para os seus objetivos, o próximo passo consiste em fazer adaptações nos seus vídeos.

Veja a seguir as principais plataformas de distribuição de conteúdo e de que forma adaptar os seus vídeos para elas:

YouTube

Atualmente considerada a principal plataforma para conteúdo em vídeo, é nela em que você deverá inserir seu material na íntegra. Você pode fazer links em outras redes para o seu canal no YouTube e contribuir para o crescimento do número de inscritos dele. Assim, você tem um meio especificamente voltado para divulgar conteúdo audiovisual da sua marca.

Além disso, considere investir em YouTube Ads e explorar os diversos formatos que essa plataforma traz para destacar seus produtos e serviços. Eles requerem certas adaptações para serem veiculados, dependendo do tipo de publicidade escolhido.

Facebook

Com a popularização do formato de vídeo na internet, as redes sociais passaram a aproveitar essa tendência e começaram a suportar esse tipo de publicação. O Facebook tem mais de 2 bilhões de usuários em todo o mundo, fazendo com que esteja incluso na estratégia de marketing da maioria das empresas.

Apesar de ser possível inserir vídeos na íntegra no Facebook, considere também publicar versões menores dele. Um post com vídeo tem reprodução automática, mas sem som. Portanto, vale a pena colocar legendas nele para fisgar a atenção de quem estiver rolando o feed de notícias.

Instagram Stories e Snapchat

Um vídeo no formato tradicional não se encaixa bem à proposta das principais redes focadas em conteúdo efêmero da atualidade, que são o Instagram Stories e o Snapchat. Além de necessitar da orientação vertical, precisa de cortes mais compactos.

Para adaptar seus vídeos para esses formatos, é necessário redimensioná-los e cortá-los. Crie versões menores do conteúdo principal para que sirva de teaser para o original. Aproveite e implemente os recursos característicos dessas plataformas, como emojis, desenhos e stickers.

Obtenha todos os benefícios que o uso de vídeos pode proporcionar aos seus resultados. Lembre-se de adaptar esse conteúdo para os vários canais digitais que existem atualmente, além de ficar de olho em possíveis atualizações e mudanças nesses locais que possam impactar o seu trabalho.