Campanhas de marketing que utilizam influenciadores digitais têm grande potencial de sucesso porque aproveitam as forças dessas personalidades para impulsionar consideravelmente sua visibilidade. Com eles, a sua marca consegue atingir mais público e renovar a própria presença no mercado com relativa facilidade.

Mas, para ter certeza de que os esforços valeram a pena, você precisa olhar para as métricas que corretamente apontam se a sua empresa se beneficiou bastante dessa parceria. Para isso, é necessário ter objetivos muito bem definidos e maneiras eficazes de mensurar os indicadores associados a eles.

Existem KPIs específicos do marketing de influenciadores digitais que você tem que conhecer. Para ajudar você, separamos abaixo todos os passos que você deve seguir para se certificar de que sua campanha trouxe bons resultados.

Resgate seus KPIs

Quais eram os seus objetivos com sua campanha de influenciadores digitais? Você desejava vender mais? Direcionar mais pessoas para uma oferta específica? Ou queria ampliar a visibilidade da sua marca? Seja o que for, esse objetivo precisa ser traduzido em um KPI (Key Performance Indicator, ou Indicador-Chave de Desempenho).

Ainda seguindo o exemplo de antes, se o objetivo é vender, então um dos KPIs é o número de vendas efetuadas. Você deve ir além e incluir outras métricas que ajudem a corroborar esse cenário. A taxa de conversão é uma delas, pois mostra a proporção de gente que completou a ação desejada em relação ao total de público impactado pela oferta.

Considere pontos de comparação

Um dos principais benefícios de trazer influenciadores digitais para trabalhar a favor da sua estratégia é poder aproveitar um impulso de audiência graças à expressividade deles. Para se certificar de que você conseguiu fazer isso bem, é necessário estabelecer uma comparação eficaz entre os seus resultados.

Vamos supor que a sua campanha transcorreu durante um mês específico. Para detectar a diferença que o influenciador digital causou nos seus indicadores, você precisa voltar para o mesmo mês do ano anterior. Somente assim você terá contato com aqueles que costumam ser números normais dessa época. Certifique-se de medir especificamente os retornos obtidos por meio da ação dos influenciadores.

Calcule a sua retenção de público

Ganhar um impulso significativo de audiência durante uma ação com influenciadores é bastante positivo, mas é melhor ainda quando essas pessoas permanecem engajadas à sua marca após o término da campanha. Essa é uma forma de valorizar mais o ROI da sua estratégia de marketing.

Para medir esse indicador, você precisa considerar o seu patrimônio digital. Esse é um resumo de toda a audiência que foi obtida em seus vários canais na internet. É um número que tem que sempre estar em crescimento, sem estagnar ou diminuir. Deve ser o seu objetivo mantê-lo em aumento mesmo após a ação com influenciadores.

Basta se basear nesses três pontos bem importantes para se certificar de que a sua estratégia de marketing de influenciadores digitais obteve o sucesso que você necessita. Um dos principais benefícios do meio digital é poder consultar as suas métricas com alta precisão e detalhes, portanto, não deixe de aproveitar esse benefício para tornar as suas ações cada vez melhores.

Vamos continuar falando sobre números? Veja as 4 principais métricas para avaliar o sucesso do seu vídeo.