Já surgiu aquela tentação para comprar seguidores no Instagram? Apesar de parecer algo muito vantajoso, na verdade é justamente o contrário: pode trazer danos irreparáveis para a sua marca.

No dia a dia, muita gente vive sob a pressão de cada vez contar com mais audiência em seus canais digitais. Portanto, é natural que possam ver no uso de bots e outros métodos semelhantes um caminho bem eficiente para inflar esse número. No entanto, não vai trazer nenhum benefício prático para aquele perfil. Há quem veja sentido em comprar lista de e-mails com o mesmo argumento.

No entanto, as coisas não são bem assim e você precisa estar por dentro. Seguir por um caminho que promete sucesso rápido e garantido pode ser altamente prejudicial para a imagem da sua marca.

Por que comprar seguidores no Instagram é uma má ideia?

Não existe vantagem no “crescimento instantâneo” milagroso trazido por comprar seguidores no Instagram. Deve sempre ser o seu objetivo constituir uma audiência genuína nas redes sociais. Afinal, é a credibilidade da sua empresa que está em jogo a todo momento.

Além dessas, existem outras desvantagens de comprar seguidores no Instagram. Veja a seguir:

1. Diminui sua credibilidade

Deixar que descubram que boa parte da sua audiência vem de comprar seguidores no Instagram é algo que mancha bastante a imagem de uma marca. Como não é uma prática correta, a empresa passa a ser vista como alguém que falta com a verdade e isso tem um impacto direto na percepção das pessoas a respeito da sua marca e produtos.

2. Não ajuda a atingir seus objetivos

Comprar seguidores no Instagram busca solucionar o problema de ter pouca audiência na rede social, mas é uma saída que não funciona no longo prazo. Para que servem os seguidores? Para virarem clientes da sua empresa. Isso não pode ocorrer com números inflados por contas falsas, então você não vai ficar mais perto dos seus objetivos.

3. Não gera engajamento

De que adianta ter um número alto de seguidores no Instagram se essas “pessoas” não curtem, comentam e nem recomendam seu perfil para os amigos? O engajamento é o que traz força a uma estratégia de redes sociais e ao comprar seguidores no Instagram, não é possível contar com esse benefício.

4. Vai contra as normas do Instagram

É sempre bom lembrar desse detalhe, não é? Os termos de uso e serviço proíbem o uso de contas falsas, portanto se você comprar seguidores no Instagram, sempre arriscará perdê-los para “faxinas” realizadas pelo algoritmo da rede social. O volume de audiência conquistado não vai durar muito tempo.

5. Não oferece dados estratégicos

Uma das maiores vantagens do trabalho com redes sociais é ter contato com informações valiosas a respeito das preferências e necessidades do público. Isso pode ser determinante para decisões tanto no digital como no seu plano de negócios. No entanto, um mar de contas falsas obtidas ao comprar seguidores no Instagram não vai ajudar nisso e até atrapalhar.

6. É fácil de ser descoberto

Em geral, serviços que prometem comprar seguidores no Instagram fazem uso de bots para inflar o seus números. Esses bots não costumam ter avatar nem publicações, fazendo com que fiquem bem claro que são perfis falsos. Qualquer um que acesse a sua lista de seguidores poderá perceber que a sua marca tentou inflar a própria audiência dessa forma.

7. Seu foco não deve ser esse

Como alguém responsável pela presença digital da sua marca, o seu papel não é buscar seguidores. Isso parece surpreendente? Na verdade, plataformas como essa são apenas ferramentas que devem ser usadas para ajudar a sua empresa a atingir determinado objetivo. Seguidores são apenas meios para chegar até um fim, que pode ser vender produtos, aumentar reconhecimento, entre outros. Portanto, você deve se focar nos seus objetivos de negócio e se dedicar aos esforços corretos.

O que fazer para aumentar sua exposição no Instagram?

Estabelecido que o seu foco deve ser em métricas mais objetivas, o próximo passo envolve desenvolver uma estratégia focada no que você realmente quer conquistar com sua marca no Instagram. Quem foca demais em número de seguidores geralmente quer que o seu conteúdo seja visto por mais gente e com maior frequência, então, uma possibilidade é trabalhar a favor de exposição.

O primeiro passo deve ser o de compreender as dores e motivações do público que você deseja atrair. Quais razões ele teria para apreciar o seu conteúdo? A partir daí, chega o momento de planejar publicações que consigam agregar valor à vida dessas pessoas. Mesmo ao falar do seu negócio e produtos, você precisa deixar claro o que a audiência terá de benefício com aquilo.

Explore o poder das hashtags. Escolha aquelas que têm relação com o seu conteúdo e possuem boa popularidade na rede. Vale a pena experimentar diversas combinações e monitorar seus resultados para conferir quais são capazes de atrair mais visibilidade. Considere também realizar ações promocionais, como parcerias com influenciadores digitais.

Tenha em mente qual é objetivo da presença digital da sua marca: obter seguidores ou conversão? Comprar seguidores no Instagram resolve um problema de maneira falsa e limitada. Em vez disso, implemente uma estratégia de qualidade que consiga atrair gente de verdade e leve a sua marca até mais perto dos objetivos dela.

Quer se inspirar ainda mais? Veja aqui no blog 5 tendências de marketing para você implementar agora.

Banner para o download do ebook Como Mensurar e Otimizar Canais de Marketing Digital

Banner para o download do ebook Como Mensurar e Otimizar Canais de Marketing Digital