Você provavelmente já percebeu ao fazer algumas buscas no Google que, às vezes, aparece um box com informações no topo dos resultados. Em geral, ele traz um resumo do conteúdo do link, especificamente aquilo que é mais relacionado aos termos buscados por você. Aquilo é um dos featured snippets, também chamados de posição 0 do Google. Esse é um jeito bastante eficaz de ganhar muito mais visibilidade para você, bastando saber como emplacar tal posto.

Toda estratégia de marketing precisa de um tempo dedicado à otimização dessas publicações seguindo as normas de SEO. No entanto, se o seu objetivo é conquistar o espaço de featured snippets, é necessário se preocupar com mais alguns critérios. Afinal, esse espaço tem algumas necessidades diferentes.

Veja a seguir de que forma emplacar o seu conteúdo entre os featured snippets do Google:

1. Monitore oportunidades

Quer conquistar um espaço de featured snippets para termos relevantes para o seu conteúdo? O primeiro passo deve ser realizar um benchmark de quais outros players já conseguiram isso. Veja se os seus concorrentes estão na posição 0 do Google. Procure oportunidades em palavras-chave estratégicas para o seu negócio.

2. Adapte sua redação

Os featured snippets do Google buscam responder alguma pergunta ou pedido do usuário. Geralmente, é um pedaço menor do texto que aparece neles, então você precisa se certificar de que a sua abordagem é bastante concisa. Leve em conta as dúvidas de quem está lendo e certifique-se de que o seu conteúdo vá direto ao ponto.

3. Use o formato correto

Uma das características dos featured snippets é que eles se adaptam conforme o tipo de informação requisitada. Por exemplo, se você busca por uma lista, então o texto destacado terá esse formato. Outra possibilidade são tabelas com dados relevantes. Ou seja, para aumentar as suas chances de aparecer por lá, não dispense usar recursos como esse em seu conteúdo.

4. Mantenha seu SEO em dia

Não podemos deixar de fora essa dica tão importante, por mais que seja óbvia. A sua estratégia de SEO precisa estar em dia se você deseja emplacar espaço nos featured snippets. Isso significa garantir que todas as suas páginas estejam devidamente configuradas e nenhuma delas sofra penalidades pelo buscador.

Ao seguir esses passos, você poderá iniciar um planejamento robusto para aumentar as suas chances de conquistar um dos featured snippets do Google. Essa tendência é um exemplo de como é importante ficar por dentro de todas as novidades que surgem nessa área. Nunca deixe de acompanhar as atualizações que acontecem no buscador, já que elas podem oferecer oportunidades altamente vantajosas para o seu negócio.