Os jogos eletrônicos proporcionam entretenimento há várias gerações, indo desde a diversão casual até os competitivos e-sports. Só que os games também influenciaram o ambiente corporativo, com a popularização da gamificação nas empresas.

O conceito de gamificação gira em torno de criar experiências semelhantes a jogos para engajar as pessoas e atingir objetivos diversos dentro de uma empresa. Por exemplo, ao planejar um treinamento (algo que requer participação e engajamento da equipe), são implementados conceitos de game design para torná-lo melhor.

Trata-se de um conceito simples, mas que precisa de uma estratégia de qualidade para gerar resultados. Não basta transformar o dia a dia de trabalho da sua equipe em um jogo: você precisa pensar em motivação, recompensas, acompanhamento periódico e várias outras ideias.

Conheça a seguir os 3 segredos para acertar na gamificação nas empresas:

1. Defina o ROI

Em um game tradicional, as produtoras buscam maneiras de monetizá-los. O mesmo também vale para a gamificação nas empresas. Só que, nesse caso, o seu ROI precisa ser adequadamente definido. Que tipo de retorno é esperado?

Você pretende lotar um treinamento? Ou detectar algum retorno positivo nas atividades convencionais das pessoas envolvidas? Determine qual o seu objetivo para que seja possível medir o sucesso da gamificação dos seus processos.

2. Entregue valor

A experiência gamificada que você desenvolver para a sua empresa deve, acima de tudo, ser capaz de entregar valor à equipe. Os envolvidos precisam contar com alguma facilidade ou melhoria a partir do sistema, senão não vale a pena implementá-lo.

Qual o foco do seu projeto? Se o ponto é otimizar processos, busque maneiras de tornar o trabalho mais fácil ou motivador, por exemplo. O que não pode ocorrer é ativar um projeto de gamificação na empresa sem trazer algo de benéfico para os profissionais.

3. Analise seus resultados

Lembra quando falamos da importância de definir seus objetivos lá no começo? Agora chega a hora de usar os mecanismos certos para medir seu sucesso e ter certeza de que tudo está funcionando adequadamente.

Um caminho bastante eficiente é gerar relatórios periódicos. Assim, você consegue acompanhar a evolução da sua estratégia ao longo do tempo, podendo compará-la com as semanas ou meses anteriores.

A gamificação está transformando a forma como os negócios criam e melhoram seus relacionamentos ao aumentar o engajamento das equipes e clientes para solidificar lealdade à marca. É um conceito que funciona porque lida com motivações inatas a qualquer um.

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