Você assiste a muito conteúdo em vídeo na internet? Nós também.

Mais de 400 horas de conteúdo são enviadas para o YouTube a cada minuto segundo (SocialBlade). Quase 5 bilhões de vídeos são vistos diariamente em todo o mundo (The Verge).

As estatísticas comprovam como esse formato está mais que difundido. Em média, as pessoas assistem pelo menos 1,5 hora de conteúdo em vídeo diariamente (HubSpot).

Trata-se de um excelente método para alavancar os negócios através de vídeos, já que 81% do público se convence a comprar um produto ou serviço após assistir a um conteúdo audiovisual. Além disso, segundo a HighQ, 59% dos executivos preferem assistir a um vídeo do que ler um texto sobre determinado assunto.

Para aproveitar todos os benefícios que o conteúdo em vídeo pode trazer para os seus objetivos de negócios, vale a pena conhecer um formato que ajuda a planejar e organizar a criação de conteúdo audiovisual. Você já ouviu falar da metodologia Hero, Hub e Help?

O que é a metodologia Hero, Hub e Help?

Os três termos servem para especificar tipos diferentes de conteúdo em vídeo que podem ser planejados e executados por empresas e influenciadores ao trabalharem com audiovisual. São formatos que ajudam a definir a abordagem, frequência, objetivos e condução do projeto.

Criar uma programação fixa para o seu canal no YouTube não significa torná-lo rígido demais. Pelo contrário: será um elemento decisivo para você conseguir atrair diferentes perfis de público com um material atraente que satisfaz essas pessoas.

Como estamos falando bastante sobre a facilidade de transmitir informações via conteúdo em vídeo, veja a seguir a explicação da própria YouTube Creator Academy para esse conceito (ligue a legenda em português):

Ao conhecer as particularidades de cada um desses formatos, fica mais fácil organizar o calendário do seu canal e alcançar os seus objetivos. Saiba mais a seguir:

Hero

  • Objetivo: atrair o máximo de atenção para a marca ou a personalidade por trás dele.
  • Para quem: pessoas em busca de conteúdo interessante e inspirador
  • Frequência: baixa

O nome ajuda a lembrar da definição desse formato: ele pretende ser o herói da sua estratégia de conteúdo em vídeo. O principal papel dele é ultrapassar as fronteiras do YouTube por meio da viralização e conquistar altos índices de engajamento que se transformam em uma boa taxa de conversão.

O conteúdo Hero pode ser o pilar de uma campanha de marketing ou o grande lançamento do canal naquele período. É nele em que fica concentrado o principal volume de esforço, já que o papel dele é atrair um grande público para a ação.

Exemplo: a paródia do clipe “Bang” feita pela Kéfera, uma produção robusta que não dá para se fazer todos os dias e possui alto alcance viral.

Hub

  • Objetivo: manter o engajamento do canal
  • Para quem: assinantes do canal
  • Frequência: média

Assim como acontece com a programação de um canal de TV, o tipo Hub busca criar uma sensação de regularidade no público inscrito por meio do conteúdo em vídeo. O objetivo é tornar o material atraente para os assinantes, com a promessa de que ali existem publicações regulares e interessantes.

Vídeos do tipo Hub servem para manter satisfeito o público que apostou na proposta do canal e se inscreveu nele. É o caso de quadros especiais, vídeos seriados, entre outros. Regularidade é a palavra de ordem, então, evite ter lacunas na programação.

Exemplo: o canal do Asana tem a série de vídeos #withAsana, que mostra regularmente como organizações locais e beneficentes de todo o mundo usam o produto de maneiras inovadoras.

Help

  • Objetivo: ajudar um público ao atacar suas principais necessidades
  • Para quem: pessoas que fazem pesquisas por assuntos específicos
  • Frequência: alta

O conteúdo em vídeo do tipo Help tem foco total em informar e ensinar quem assiste. É o caso, por exemplo, de tutoriais, guias, receitas, entre outros. Por conta disso, é algo que funciona em qualquer momento e não requer grande investimento de tempo e recursos.

O segredo para o sucesso com o tipo Help envolve entender muito bem as necessidades do público que o seu canal quer atingir. Nada de tentar abraçar o mundo: concentre-se apenas em atender quem é interessante para os seus objetivos.

Exemplo: além de promover as características do cartão, o canal da Nubank também traz tutoriais rápidos que ensinam a realizar ações corriqueiras no app.

Por que usar a metodologia Hero, Hub e Help?

Para ter sucesso com um canal no YouTube, é necessário deixar de lado a mentalidade de “repositório de vídeos”, como ele era encarado até alguns anos atrás. Em vez disso, o YouTube tem que ser visto como uma plataforma de conteúdo e você tem que uma estratégia onde a marca se transforme em fonte de informação ao público.

Nesse novo cenário, fica nítida a importância de usar a metodologia Hero, Hub e Help. Afinal, cada tipo tem o seu papel e a união deles é decisiva para fazer o seu canal crescer.

Hero, Hub e Help contribuem com um ritmo de interesse que mantém a audiência constantemente engajada com o canal. Olha só como isso funciona:

Gráfico ilustrativo que mostra os picos de interesse gerados pela metodologia Hero, Hub e Help

Percebeu como em nenhum momento o interesse do público cai? A consistência das publicações e a alternância entre os seus tipos são capazes de proporcionar esse benefício para você.

O planejamento do conteúdo em vídeo do seu canal deve levar em consideração fatores como o público-alvo, a identidade da sua marca, seus objetivos e o cenário em que o material estará inserido.

O que achou da metodologia Hero, Hub e Help? Agora, o próximo passo é dar início ao planejamento da programação do seu canal. Quer a nossa ajuda? Então, entre em contato.

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