Como qualquer outro tipo de negócio, uma escola precisa de uma estratégia de marketing para ter bons resultados. Afinal, tem objetivos a serem cumpridos e um posicionamento a deixar claro em seu segmento. Sem os esforços corretos nessa área, poderá acabar superada por seus concorrentes. É por isso que o marketing educacional requer sua total atenção.

Em geral, o foco do marketing educacional está em captar matrículas. É algo que envolve consolidar o valor de uma escola ou universidade junto à audiência para que se convença a optar por ela. Há casos em que o intuito é apelar aos pais para matricularem os filhos, enquanto em outros o objetivo está em convencer diretamente quem estudaria naquela instituição.

Não dá para tratar uma estratégia de marketing educacional da mesma forma que a de uma loja de eletrônicos, um shopping ou uma marca de cosméticos. É necessário considerar o funcionamento dessa área e investir nas soluções certas para alavancar os seus retornos dentro desse contexto.

Veja a seguir 5 formas de ter bons resultados com o marketing educacional:

1. Considere as características do meio

A sua estratégia de marketing educacional somente terá sucesso se souber aproveitar as particularidades do segmento da instituição de ensino que será promovida. Por exemplo, uma escola terá abordagens bem diferentes de uma universidade. Aliás, um colégio de Ensino Fundamental também contaria com uma estratégia distinta de uma de Ensino Médio.

O primeiro passo é entender em qual mercado a sua instituição de ensino se situa. Concentre-se em que tipo de solução o público dessa área busca e quais possibilidades seus concorrentes oferecem.

2. Crie uma comunidade digital

Cada vez mais pessoas preferem resolver diversas questões da vida pela internet, especialmente o smartphone. Uma estratégia de marketing educacional precisa levar isso em conta e propor soluções que busquem integrar pais, alunos e professores de alguma forma intuitiva. Felizmente, o meio digital está repleto de opções para ajudar nisso.

Um simples grupo no Facebook pode ser decisivo para potencializar a comunicação da sua escola. O WhatsApp também é outra possibilidade vantajosa. O ponto mais importante é este: você precisa dedicar os esforços adequados a realizar a moderação e o controle desses espaços para que sempre contem com discussões produtivas.

3. Crie personas para cada segmento

Pode ficar confuso planejar a sua estratégia de marketing educacional sem um foco bem definido sobre o público-alvo. Por exemplo, certas peças podem ter como alvo potenciais alunos, outras, os pais deles. Para facilitar o seu trabalho, é essencial que você divida essas fatias de audiência em personas. Você conhece esse conceito?

Uma persona é um personagem que reúne as características dos segmentos que você pretende impactar. Então, no caso acima, você teria pelo menos duas personas: uma que represente o aluno e outra, o pai ou mãe. É importante pesquisar ao máximo os traços que definem essas pessoas, como suas motivações, desejos, medos, objetivos e desafios.

4. Aproveite o conteúdo dos professores

A sua escola provavelmente tem muito conhecimento concentrado dentro dela e a sua estratégia de marketing educacional pode aproveitar isso. Os seus professores podem contribuir para a produção de conteúdo de qualidade e alavancar a visibilidade dos seus canais digitais, algo bastante desejável se o seu objetivo é obter resultados cada vez melhores.

Traga esses profissionais para ajudar no processo, aproveitando a experiência deles ao lidar com alunos para agregar valor ao conteúdo produzido nas campanhas. Eles também terão um olhar especializado a respeito do ensino da escola, que pode tornar a sua abordagem muito mais autêntica.

5. Tenha atenção dobrada na revisão

Pode ser extremamente prejudicial para a credibilidade de uma instituição de ensino se ela veicula alguma peça publicitária com erros de gramática ou ortografia. Por mais que até estratégias de empresas tradicionais necessitem de revisão, isso é ainda mais importante ao se tratar de escolas e universidades porque são responsáveis pela educação de seus alunos.

Quer uma dica? Conte com a ajuda de profissionais que já realizem revisões dentro do dia a dia da sua instituição de ensino ou o auxílio de um professor de Português. Aproveite que você tem esses talentos à disposição para tornar mais sofisticadas as entregas feitas para a estratégia de marketing.

O marketing educacional exige preocupações distintas da parte estratégica, já que envolve dinâmicas bem diferentes de empresas convencionais. Apesar disso, pode aproveitar diversas vantagens de uma boa campanha direcionada à captação e retenção de alunos. Basta compreender as particularidades do seu mercado e adotar as abordagens adequadas para impactar o público certo que você deseja. Aproveite as dicas acima para começar o seu trabalho com o pé direito.

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