Sabe aquela sensação de que podem tomar a sua parte no mercado a qualquer momento? Ela não deve surgir nunca: você precisa de um monitoramento de concorrentes.

Uma parte bem importante da sua estratégia deve consistir de informações que vêm daquilo que outras empresas do seu segmento estão fazendo. O monitoramento de concorrentes é uma das etapas mais estratégicas do planejamento de marketing.

Felizmente, é possível contar com algumas ferramentas que fazem esse serviço muito bem. A partir das informações delas, você consegue elaborar estratégias muito mais eficientes. Experimente!

Olha só esses 3 caminhos rápidos para ver o que seus concorrentes estão fazendo:

Antenas de transmissão, imagem alusiva ao monitoramento de concorrentes

1. Website Grader

Essa ferramenta analisa diversos elementos de um site até chegar a uma nota final que resume tudo. O Website Grader leva em conta a otimização dos recursos, performance em dispositivos móveis, SEO, segurança, entre outros.

O segredo está em colocar a ferramenta para analisar o site dos seus concorrentes. A partir daí, você consegue encontrar áreas que estejam falhas e possam representar oportunidades para a sua empresa se destacar.

Por exemplo, se o seu concorrente não possui um site responsivo, essa é a chance para você melhorar nessa área e ganhar a preferência do seu público quando ele estiver utilizando o celular.

Você pode usar também o SEMRush.

2. OpSocial

Além de saber o que está sendo dito sobre a sua própria marca, você também deve acompanhar as conversas referentes ao nome dos seus concorrentes. Isso permite conhecer possíveis oportunidades que os seus produtos possam satisfazer.

Use o OpSocial para criar um monitoramento de redes sociais que encontra menções às palavras que você desejar no Twitter, YouTube, Reclame Aqui e várias outras plataformas.

Ao perceber o tom das menções aos seus concorrentes, você pode encontrar maneiras de apresentar seus produtos de forma mais estratégica. Você pode fazer isso de duas maneiras: solucionando os problemas dessas pessoas ou superando a o que os seus concorrentes já oferecem.

Outras possibilidades incluem o Google Alertas e o Scup.

3. Open Site Explorer

A relevância na internet se faz por meio da troca de links. Com uma ferramenta como o Open Site Explorer, você consegue se aprofundar a respeito da força das páginas no seu monitoramento de concorrentes.

Com essa ferramenta, você consegue ver quem está criando links para o site e o quão relevantes eles são, além de poder checar a força desses domínios e as palavras-chave usadas.

Como se aproveitar de tudo isso para ter vantagem? A partir da força (ou fraqueza) dos links do seu concorrente, você consegue traçar estratégias melhores de como utilizar os links no seu espaço.

Você também pode usar o Monitor Backlinks para isso.

Além de se garantir um bom monitoramento de concorrentes, você também deve contar com um site livre de problemas. Quando foi a última vez que você checou? Nós reunimos os principais nesse post do blog.