Com o início de um novo ano, sempre surgem planos de mudanças. Alguns querem ler mais, outros prometem que dessa vez serão mais assíduos na academia, além daqueles que elaboram longas listas de resoluções para o próximo ciclo.

Com o ambiente corporativo não é diferente e, felizmente, é possível contar com um método bastante eficaz para potencializar os resultados. Essa é a proposta do OKR.

O OKR (Objectives and Key Results) é um sistema que ajuda na definição e acompanhamento de metas corporativas. Seu foco está em ciclos rápidos dedicados a atingir determinados objetivos com indicadores precisos capazes de apontar o sucesso dessas iniciativas.

Já implementaram o OKR empresas como Google, LinkedIn, Spotify, Intel, Dropbox, entre outras. Que tal incluir a sua empresa nessa lista?

Por que usar o OKR em sua empresa?

É sempre produtivo contar com métodos eficazes para atingir os objetivos. Isso é ainda melhor quando os esforços são integrados entre os membros da equipe. Como tudo é acertado e acompanhado em um mesmo nível, sem determinações top-down, é um sistema que permite contribuições reais dos integrantes da empresa.

Mas, por que implementar o OKR no ambiente corporativo? Não se trata de apenas mais um método de produtividade passageiro. Em vez disso, é uma forma de garantir que os esforços estejam concentrados nas iniciativas certas para atingir os objetivos do conjunto.

Veja a seguir os principais benefícios de usar o OKR em sua empresa:

  • Todos podem contribuir de maneira igualitária
  • Objetividade ao priorizar as ações da empresa no que realmente importa
  • Maior assertividade na comunicação entre membros da equipe
  • Resultados são centralizados em um único lugar e visíveis a todos
  • Alto ritmo de renovação com o formato de ciclos de 3 meses
  • Padronização de modelos de trabalho de diferentes setores
  • Transparência na visualização dos resultados de todos

Como funciona o OKR?

O OKR se fundamenta em duas partes bastante importantes, que compõem o seu próprio nome: Objective e Key Results. Enquanto o primeiro se refere ao que será realizado, o segundo oferece os meios para medir o sucesso de tudo. Então, a estrutura fica assim:

 

O objetivo é ____________, medido por _____________.

 

Seguindo essa linha, você só poderá determinar metas que podem ser adequadamente mensuradas. Afinal, é a única forma de saber se você atingiu seus objetivos ou não. No primeiro espaço, insira o que você quer realizar. No segundo, que tipo de métrica e indicador consegue resumir o sucesso nessa iniciativa.

O sistema é implementado com prazo de validade. Seus ciclos têm 3 meses, portanto, suas ações devem se iniciar e terminar dentro desse período. Isso permite que sejam adotadas estratégias dinâmicas com foco total em resultados.

Ao término do trimestre, é possível renovar alguns objetivos e modificar outros. Um dos principais benefícios do OKR para as empresas está na flexibilidade como esse sistema funciona. Você pode ajustar as suas metas ao longo dos ciclos para que possam cada vez mais refletir as reais necessidades da equipe.

Vamos trabalhar com um exemplo bastante fácil de entender:

O objetivo é aumentar a satisfação do cliente, medido por Net Promoter Score.

Nesse caso, temos uma empresa com relativo sucesso em suas vendas que sente uma insatisfação crescente da parte de seus clientes. Felizmente, é possível contar com o Net Promoter Score para medir esse aspecto e, principalmente, acompanhar o progresso de uma estratégia para melhorar a percepção do público.

Vamos começar?

A melhor maneira de ter certeza de que algo funciona é experimentando. Que tal implementar um modelo piloto do OKR em sua empresa? Use o primeiro ciclo como um teste e acompanhe os resultados que você conquistar. Como o OKR se fundamenta no acompanhamento em tempo real, ficará bastante claro o benefício que ele pode trazer para a sua equipe.

Você pode envolver até sua estratégia de marketing no OKR. Ter um bom conhecimento a respeito da importância de certos indicadores é essencial para o seu sucesso. Confira as 4 principais métricas para avaliar a performance de um vídeo.