O funil de vendas é uma estrutura que serve para organizar as ações da sua empresa em uma estratégia de Inbound Marketing. É baseado no formato da jornada de compra do consumidor e tem um objetivo semelhante: separar a sua audiência em momentos de consideração em relação ao seu produto.

Uma parte essencial do sucesso da sua campanha é escolher os melhores tipos de conteúdo para cada estágio do funil de vendas. Afinal, cada fatia do público possui necessidades diferentes e você não terá bons resultados se errar nesse direcionamento.

Ao entregar conteúdo de qualidade (ou seja, que gera identificação com o público e satisfaz as necessidades dele), você conseguirá conduzir essas pessoas para os próximos estágios do funil de vendas até qualificá-las para se transformarem em clientes. Portanto, é importante usar os tipos de conteúdo certos.

Quais tipos de conteúdo usar em cada etapa do funil de vendas?

Topo de funil

Nesse estágio do funil de vendas, o seu público ainda está descobrindo e aprendendo sobre determinado assunto relacionado ao seu produto. Podem se transformar em potenciais clientes ao terem contato com conteúdo de qualidade, que consiga satisfazer as suas dúvidas frequentes.

Melhores tipos de conteúdo: blogposts, posts em redes sociais e infográficos.

Meio de funil

Por meio de iscas de conteúdo, você pode atrair a atenção de potenciais clientes e, em troca, receber dados que os qualificam. No meio de funil, você pode começar a aprofundar o seu conteúdo, já que quem chegou até essa etapa está querendo aprender como solucionar seu problema.

Melhores tipos de conteúdo: e-books, whitepapers e webinars.

Fundo de funil

É no fundo de funil que aqueles que eram apenas potenciais clientes se transformam em compradores. Então, é o momento de falar abertamente do seu produto, destacar as suas vantagens, compará-lo com os concorrentes e convencer a audiência do seu valor. O conteúdo desse estágio precisa refletir essa preocupação, trazendo todo o foco para a sua solução.

Melhores tipos de conteúdo: landing pages dos produtos, cases de uso, pesquisas de mercado e degustações (trials).

Comece já a planejar o seu conteúdo

Tendo em mente o que funciona melhor em cada etapa do funil de vendas, agora você já tem todas as informações que precisa para iniciar o planejamento da sua campanha. Acompanhe de perto os seus resultados para detectar de que forma as suas personas estão reagindo ao material e aprender cada vez mais sobre suas preferências.

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