Produziu um vídeo incrível para potencializar sua visibilidade e conversões? Agora, o próximo passo é distribuí-lo.

As redes sociais são grandes aliadas na missão de promover vídeos. Publicações feitas nelas podem receber engajamento e serem compartilhadas para ganhar cada vez mais público e negócios.

A produção de vídeos pode trazer diversos benefícios para a sua empresa. No entanto, como qualquer outro tipo de conteúdo, precisa ser bem distribuído nos canais de comunicação da sua marca. Senão, você não vai ter os resultados que está esperando.

Além de distribuir bem o seu material, você também precisa saber quais canais de marketing utilizar. Alguns serão mais eficazes do que outros e é a sua capacidade de escolher os melhores que vai determinar o sucesso das suas campanhas.

Facebook

A principal rede social da atualidade já atingiu a marca de 2 bilhões de usuários em todo o mundo e revolucionou a forma como as pessoas interagem entre si e com as empresas. Trata-se do centro da estratégia digital de muitas marcas, portanto, pode trazer vários benefícios para você ao publicar seus vídeos lá.

Recentemente, o Facebook começou a buscar o lugar do YouTube como principal agregador de vídeos da internet. É um plano ambicioso, mas já é possível aproveitar as vantagens dessa ideia. Um exemplo disso é que publicações com vídeos nativos costumam ganhar mais alcance quando publicados no Facebook.

Só que o Facebook já foi além de simplesmente permitir o upload de vídeos. Ele também possibilita a realização de transmissões ao vivo para qualquer pessoa ou página, podendo iniciá-las tanto pelo computador quanto pelo celular. Depois, o conteúdo fica arquivado para que seu público possa assisti-lo quando quiser.

YouTube

Não tem como pensar em vídeos sem lembrar do YouTube. Perdendo apenas para o Google no ranking geral de acessos em todo o mundo, o YouTube permite que a sua marca crie um canal com a identidade dela e desenvolva uma programação voltada totalmente para os seus objetivos.

O YouTube traz dois benefícios principais para quem trabalha com vídeos para marketing: oferece um player versátil para você incluir no seu site e onde mais desejar e, ao mesmo tempo, tem o próprio portal como um meio válido de divulgação.

Explore também as possibilidades relacionadas a anúncios. O YouTube conta com diversos formatos que conseguem fisgar a atenção do público certo enquanto ele está acessando a plataforma.

Instagram

Inicialmente idealizada como uma rede social para compartilhamento de fotos, com o tempo ela passou a suportar vários outros tipos de posts. Hoje, não só é possível usar vídeos em publicações convencionais como também fazer Instagram Stories e transmissões ao vivo.

Com todas essas possibilidades, o Instagram vira um grande aliado para promover vídeos da sua empresa. No entanto, é importante lembrar que ela exige um formato específico para ela. Evite simplesmente publicar o seu vídeo sem adaptá-lo.

Usando as hashtags corretas e acompanhando assuntos relevantes, você pode inserir o vídeo em conversas com potenciais clientes. Trata-se de uma plataforma com grande foco nas interações, então, certifique-se de ter um planejamento focado em monitoramento.

Como escolher as plataformas adequadas?

Além dessas, existem várias possibilidades de redes sociais para promover seus vídeos, como LinkedIn, Vimeo, Periscope, Twitter, entre outras. Com tantas opções, pode ficar difícil definir quais são as melhores para as necessidades da sua marca.

O segredo para tomar sua decisão é bastante simples: você precisa conhecer bem o perfil do seu público-alvo e considerar a identidade da sua empresa ao fazer sua escolha. Os interesses e o cotidiano de quem você pretende atingir são determinantes para as plataformas que frequentam e em quais momentos.

Pense no seguinte exemplo: o seu público-alvo são pessoas que acessam o Facebook múltiplas vezes ao dia. Fica nítida a importância de usar essa rede social para distribuir seus vídeos. Agora, considere um CEO com pouco tempo livre para acessar a internet e, quando o faz, aproveita para fazer networking. Aqui, o ideal seria utilizar o LinkedIn.

Está na hora de elaborar a sua estratégia considerando todas essas informações. Uma ótima forma de conhecer bem o seu público é trabalhando com personas. Veja esse post do blog para aprender a real importância delas.