Video marketing (ou marketing de vídeo) é um tipo de estratégia que se apoia no valor do conteúdo audiovisual para causar um impacto significativo na sua audiência e ajudar você a atingir os seus objetivos. Como se trata de um meio altamente versátil, pode se encaixar em diversos segmentos e formatos.

Com o video marketing, é possível aumentar a visibilidade de uma marca, melhorar o relacionamento com o público e se comunicar de forma mais assertiva com seus potenciais clientes. É um tipo de conteúdo capaz de se transformar naquilo que você precisa para impactar quem você deseja.

Como ocorre com outras tendências de marketing, o vídeo requer uma estratégia sólida que sabe como aproveitar as suas características a favor da marca. Portanto, é necessário um bom planejamento que considera o perfil do público, a identidade da empresa e os objetivos dela.

Por que investir em video marketing?

O video marketing está em alta como resultado de uma série de mudanças importantes que aconteceram no meio audiovisual. Você com certeza percebeu o aumento rápido de popularidade que o YouTube recebeu recentemente. O que explica isso?

A velocidade e performance dos celulares melhorou bastante nos últimos anos, contribuindo para que as pessoas tenham mais oportunidades para consumir vídeos. Dá para fazer isso em casa, no trabalho, no trânsito e onde mais houver conexão de dados.

Outra mudança importante é a popularização de softwares de edição e animação, facilitando a criação de vídeos simples e diretos. Ficou mais fácil para muita gente começar a trabalhar com esse formato e difundi-lo em diversos segmentos diferentes.

Confira a seguir os principais motivos para investir em video marketing:

1. Maior identificação pelo público

Um conteúdo de qualidade sempre vai gerar bons resultados junto ao seu público se vier associado com a estratégia adequada. Estes números são ainda mais fortes quando tratamos de vídeo, de acordo com um estudo da Unruly Media.

Segundo estes dados, espectadores têm 139% mais identificação com uma marca ao entrarem em contato com um vídeo de qualidade e 97% mais vontade de comprar e 35% preferência de marca.

2. Engajamento garantido onde estiver

Um conteúdo em vídeo tem mais potencial de receber interações do seu público do que qualquer outro tipo. Segundo o Facebook, este formato possui 100% mais engajamento que um post convencional e tem potencial maior de converter.

Uma pesquisa do grupo Visual Web Optimizer descobriu que conteúdo audiovisual consegue 46% mais conversões do que em apenas texto. Além disso, é com um vídeo que você tem mais chances de viralizar.

3. Grande variedade de formatos

O meio audiovisual conta com diversos mecanismos para você se comunicar com o seu público. Você pode fazer tutoriais, entrevistas, apresentações de produtos, paródias, musicais e uma infinidade de outras possibilidades dependendo do perfil da sua marca e objetivos.

Faça experimentos e meça os resultados obtidos para saber quais formatos explorar no seu planejamento de marketing.

4. Boa otimização de conteúdo

Você já sabe da importância de trabalhar com SEO de maneira produtiva para atingir os seus objetivos. Só que o vídeo pode ser de grande ajuda nisso.

Sites como o Google trazem um espaço reservado a resultados em vídeo quase sempre no topo da página, em uma posição de bastante destaque. Ao investir em conteúdo de vídeo, você consegue melhorar o seu posto no ranking dos sites de buscas e atingir mais público.

Por onde começar ao trabalhar com video marketing?

Somente é possível obter bons retornos com video marketing em sua estratégia ao tomar as decisões certas durante a produção do seu conteúdo audiovisual. Ao estruturar corretamente a sua atuação, diminui a sua taxa de erros e aumenta o seu potencial de sucesso.

Cada marca é diferente e deve explorar o video marketing de sua própria maneira. No entanto, a estrutura básica de um planejamento deve ser respeitada em todos os casos. Como muitas variáveis precisam ser consideradas ao trabalhar com esse tipo de conteúdo, um processo desorganizado pode prejudicar seriamente os seus resultados.

Quer aproveitar os benefícios do video marketing? Para isso, comece seguindo os passos abaixo:

1. Defina seus objetivos

O video marketing é um mecanismo usado para ajudar a sua marca a atingir algum objetivo. Então, é impensável começar a trabalhar com esse recurso sem ter metas bem definidas. Afinal, trata-se de um detalhe que definirá todas as escolhas a serem feitas a partir desse ponto.

É importante que esses objetivos tenham métricas concretas associadas a eles. Somente assim será possível medir o seu sucesso e comprovar a eficácia das suas decisões com o video marketing.

2. Organize seus recursos

Não dá para começar a trabalhar com video marketing sem a estrutura correta. Isso envolve alocar o orçamento necessário, equipamentos, softwares e profissionais que atuarão junto a você nesse projeto.

Negligenciar esse passo fará com que o seu resultado não tenha qualidade e o processo fique extremamente improdutivo. Não se trata de um cenário favorável para obter bons retornos com qualquer tipo de estratégia.

3. Conte histórias

Cada vez mais o público se vê sobrecarregado de informação na internet. Isso faz com que as pessoas se tornem bem mais seletivas em relação ao conteúdo que consomem. Portanto, ao trabalhar com video marketing, você precisa se preocupar em entregar algo de valioso, contar histórias verdadeiramente cativantes.

O storytelling faz parte do video marketing e é decisivo para o seu sucesso. Afinal, ele é capaz de engajar o seu público, ajuda o seu conteúdo a viralizar e fortalece a imagem que a sua marca deseja passar.

4. Distribua seu conteúdo

Uma parte bem importante do video marketing consiste em planejar e executar uma boa distribuição do conteúdo que você criou. Isso será decisivo para que o seu material atinja a audiência esperada e traga os resultados que você está buscando. Afinal, não basta criar seus vídeos e esperar que o público chegue sozinho até ele.

Para isso, você precisa eleger os canais de marketing que serão usados para distribuir esse conteúdo. Leve em consideração o perfil da audiência que você deseja impactar e quais plataformas costumam usar, além de aproveitar os meios que pertencem à sua empresa, como blog e e-mail.

5. Analise seus resultados

Os seus esforços com video marketing precisam gerar algum retorno de qualidade para se justificarem. Você se lembra do primeiro passo, quando ficou clara a importância de definir métricas concretas para suas metas? Agora é o momento de consultá-las e compará-las.

Tome cuidado para não cair no erro de se basear em métricas de vaidade. Elas parecem ser relevantes e podem até trazer certa satisfação para você, mas não ajudam a sua empresa a crescer.

Agora que você já conhece tudo o que precisa fazer para implementar o video marketing em sua estratégia, está na hora de colocar em prática os seus planos. Siga os passos destacados acima e produza uma entrega de alta qualidade para que a sua marca consiga atingir os seus objetivos. Fique sempre de olho nas principais tendências da área para se antecipar e encontrar cada vez mais formas inéditas de produzir conteúdo.

O video marketing é um dos vários recursos aproveitados pelo Inbound Marketing para melhorar a visibilidade da sua marca e aumentar as suas vendas.