[TheChamp-Sharing type="vertical" align="left" left="0" count="1"]

AlphaBeatCancer

Instituto Beaba (WSA 2017 Winner)

Desafio

Transformar o conteúdo da cartilha do Instituto Beaba em uma plataforma digital inovadora para as crianças.

Resultados

  • +3 milhões de views nas lojas de aplicativos

  • +10 mil downloads

  • +6 mil sessões de uso

O game está disponível para iOS e Android e é gratuito para download.

AlphaBeatCancer

Tudo que nos aproxima do paciente e de sua linguagem é uma arma importantíssima para o nosso trabalho. O game veio para que o paciente sinta-se parte de seu tratamento, entendendo o que está sendo feito com ele.

— Dra. Viviane Sonaglio, oncologista pediátrica e diretora técnica do Beaba.

Com sensibilidade, bom humor, lindo design e muito conteúdo, esse app pode ser usado para informar e divertir crianças em tratamento contra o câncer. Parabéns a todos os desenvolvedores!

— Avaliação na app store da Apple

Todos os anos, quase 13 mil crianças e adolescentes são diagnosticados com câncer no Brasil. O Instituto Beaba é uma entidade sem fins lucrativos que tem como missão a desmistificação do câncer focada nesses pacientes e seus familiares.

O Beaba busca informar sobre a doença e o tratamento para crianças e adolescentes de maneira clara, objetiva e, principalmente, otimista. Tudo isso é feito com Tecnologia de Informação através de Design Thinking, Patient-Centered Design e Co-Creation.

Em 2015, o Beaba teve a ideia de criar uma cartilha através de crowdfunding que explicasse tudo sobre o universo do câncer para crianças e familiares entenderem melhor as características da doença e do tratamento. Ela é distribuída gratuitamente para crianças e adolescentes em tratamento.

O entretenimento dos games pode vir acompanhado de um combustível social. É possível realizar um impacto a partir desse meio entregando produtos de qualidade que engajam o público.

Reunindo esses dois elementos, foi possível desenvolver um projeto extraordinário que apresenta o câncer de uma forma completamente inédita para as crianças, que precisam conhecer a doença e suas características.

O que fizemos para o Beaba

A Mkt Virtual e a Mukutu detectaram a oportunidade de utilizar um meio diferente para difundir as informações contidas na cartilha do Beaba: um game. Criamos o pré-projeto e desenvolvemos o produto final do que se tornou o AlphaBeatCancer.

O projeto foi desenvolvido entre o Beaba e a Mukutu com o apoio da SOBOPE (Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica). Ele foi selecionado através do edital INOVApps do Ministério das Comunicações, que tem como objetivo apoiar o desenvolvimento de aplicativos de interesse público para dispositivos móveis e TVs digitais conectadas.

O AlphaBeatCancer possui 20 minigames que divertem e trazem informações importantes sobre o câncer e seu tratamento. No game, o jogador ajuda o enfermeiro, contém os sangramentos, segue o fisioterapeuta, faz biópsias e aprende bastante sobre oncologia e o tratamento.

Em um dos minigames do AlphaBeatCancer, por exemplo, o foco está na tomografia. As crianças precisam segurar o mascote do Beaba para que ele não se mexa durante o exame.

Envolvidos no projeto estiveram programadores, pacientes e profissionais de saúde como médicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas e pedagogos.

AlphaBeatCancer

Em 2016, o AlphaBeatCancer foi selecionado e apresentado no marketplace do Games for Change, o maior evento de jogos de desenvolvimento social no mundo, em Nova York. Ele tem como objetivo catalisar impacto social através de jogos digitais, facilitando a criação e distribuição dos jogos que servem como ferramentas críticas em esforços humanitários e educacionais.

Mauricio Matias, Ludmilla Rossi, Alexandra Zagur e Danilo Costa: time da Mukutu representou
o AlphaBeatCancer no Games for Change, em Nova York

Imprensa

  • Mulheres que venceram o câncer criam game para auxiliar crianças (G1)
  • Conheça o AlphaBeatCancer, app brasileiro que ajuda crianças a lidarem com o câncer (Brainstorm9)
  • Um jogo de celular para desmitificar o câncer (Abril Saúde)
  • Beaba Lança App Que Ajuda A Desmistificar O Câncer Entre Crianças (Update or Die)
  • Crianças com câncer ganham app lúdico que ensina sobre a doença (Catraca Livre)
  • Os 6 aplicativos mais legais que testamos nesta semana – 10/12 (Exame)
  • Alpha Beat Cancer no Big Festival 2017 (confira matéria completa)

 

Premiações

Além da repercussão na imprensa, o Alpha Beat Cancer ganhou, no dia 30 de agosto, o World Summit Awards Brasil 2017 na categoria “Health and Well Being“.

Com isso, entramos na corrida, pela mesma categoria, no WSA Internacional e também fomos premiados agora no mês de novembro. A premiação acontecerá no ano que vem, em Viena.

Equipe do Beabá junto com Ludmilla Rossi na premiação do WSA Brasil 2017

 

Nossos KPIs e demais métricas
  • Número de pessoas impactadas pelo game
  • Downloads do game
Nossas entregas
  • Facilitação e viabilidade do projeto para a ONG parceira
  • Ideação
  • Produção técnica de game mobile para iOS e Android

Ficha Técnica

  • Ideação e Pré-projeto

    Ludmilla Rossi e Simone Mozzilli

  • Pré-projeto e Game Design

    Fábio Paes

  • Ilustrações e KVs

    Elisa Sassi

  • Desenvolvimento

    Thiago Tejo e Danilo Abreu

  • Game Design e Gestão do Projeto

    Danilo Costa