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Dia do Baralho 2014

Desafio

Consolidar a data emblemática criada no ano anterior, ampliando ainda mais a percepção de que o Copag 139 é “o rei dos baralhos”.

Solução

Criamos conteúdo e estratégias ligadas às plataformas digitais da Copag – envolvendo concurso cultural, websérie, ação com influenciadores e ativação de mídia.

Resultados

  • 150 mil visualizações da websérie no período, resultando em mais de 235 mil horas assistidas

  • 7 mil novos fãs no Facebook

  • Cerca de 1,5 mil novos seguidores no Instagram

1.400 pessoas de 25 estados do Brasil se inscreveram para o Torneio do Rei em apenas 15 dias. No final das contas, acabamos coroando uma rainha do Rio Grande do Sul.

150 mil visualizações da websérie no período, resultando em mais de 235 mil horas assistidas.

7 mil novos fãs no Facebook e cerca de 1,5 mil novos seguidores no Instagram.

Em comparação com a edição de 2013, o Dia do Baralho 2014 conquistou 81% mais visitas no site, 99% mais vendas na loja virtual e 700% mais inscritos na ação promocional principal.

1,5 milhão de pessoas foram impactadas pelas publicações relacionadas ao Dia do Baralho em sites e blogs. A data foi pauta para jornais, revistas e emissoras de televisão – o RedeTV! News, por exemplo, apresentou várias reportagens especiais sobre o baralho em sua edição do dia 13/9, praticamente oficializando a data como o Dia Oficial do Baralho no Brasil.

Mais de 3 milhões de pessoas foram impactadas pela campanha, que reverberou de maneira muito positiva e contribuiu para que o cliente avançasse em passos largos no seu objetivo de consolidar o Dia do Baralho no calendário promocional brasileiro.

Com tantas datas promocionais no calendário, chega a ser difícil acreditar que não existia um dia em homenagem ao baralho. De olho na oportunidade, a Mkt Virtual criou o Dia do Baralho, uma data que a passou a ser comemorada oficialmente todos os dias 13 de setembro a partir de 2013. E por que 13/9? Trata-se de uma referência ao Copag 139, o baralho mais tradicional do Brasil.

Após o sucesso da campanha inicial, precisávamos de uma comemoração em proporções ainda maiores para estabelecer a data no calendário promocional e criar uma cultura de celebração. Com base nos principais pilares do baralho – a diversão e a aproximação que ele proporciona às pessoas –, desenvolvemos uma estratégia de branded content que materializou um personagem bem conhecido por todos os jogadores de cartas: o rei. Assim, surgiu a figura do Rei do Baralho.

Dia do Baralho 2014

Storytelling

Após receber dois convites para jogar em Las Vegas no Dia do Baralho, o imperador desafia todos os seus súditos, mas não encontra ninguém digno de acompanhá-lo na viagem. Ele resolve então criar o seu próprio torneio, iniciando uma grande busca pelo seu parceiro ideal para Vegas.

Combinando uma série de vídeos divertidos no YouTube a um torneio real onde qualquer um poderia participar, conseguimos chamar a atenção de todos para a data de 13/9, ampliando o alcance da campanha.

Dia do Baralho 2014

A campanha de 2014 aliou os principais pilares do baralho: a diversão e a aproximação que ele proporciona às pessoas

A Mkt Virtual ficou responsável por toda a operação criativa, logística, tecnológica e de live marketing. Pilar da campanha, a websérie O Rei do Baralho mostrou, em 5 episódios, toda a saga da busca do Rei por um parceiro digno de acompanhá-lo em Las Vegas. A produção ficou a cargo do nosso núcleo audiovisual, a Mokotó Filmes & Histórias, que fez toda a pré-produção, casting, figurino, locações, captação e pós-produção. Além da websérie, foram produzidos vídeos temáticos exclusivos para o Facebook e o Instagram.

Dia do Baralho 2014

O Torneio do Rei, um campeonato de pôquer real que levou um vencedor para Las Vegas, foi milimetricamente calculado pelas nossas equipes de planejamento e conteúdo, que desenvolveram juntos todo o enredo para que a história fosse bem compreendida pelos candidatos.

O conteúdo nas redes sociais da Copag ficou por conta das nossas equipes de Conteúdo e Performance, que desenvolveram estratégias conjuntas para atingir o público exato da campanha e alavancar o número de participantes do torneio. Foram produzidas peças específicas para o Facebook e o Instagram, além de newsletters e um grande trabalho de monitoramento no Twitter – principalmente no dia 13/9.

Dia do Baralho 2014

Além disso, uma campanha de mídia restrita à loja virtual vigorou durante toda a “semana do baralho”, contribuindo para dobrar as vendas no ambiente digital. E, mais uma vez, fizemos a cobertura e o conteúdo em tempo real da festa do Dia do Baralho.

Dia do Baralho 2014
Dia do Baralho 2014
Dia do Baralho 2014
Dia do Baralho 2014
Dia do Baralho 2014
Dia do Baralho 2014
Dia do Baralho 2014

Já no que diz respeito à produção de tecnologia, fizemos um hotsite específico para a data, que concentrava todas as atividades da campanha. Cheio de animações e com visual caprichado, foi vencedor do prêmio Website of The Day do CSS Design Awards, uma das principais premiações da internet mundial.

Dia do Baralho 2014

Além disso, desenvolvemos também a Cartópolis, uma plataforma online que permite encontrar partidas dos seus jogos preferidos, reunir seus amigos e conhecer outras pessoas que tenham o mesmo hobby.

Ao todo, foram produzidas para a campanha mais de 100 peças, envolvendo mais de 30 colaboradores dentro e fora da Mkt Virtual. Tanto empenho só poderia mesmo resultar num grande sucesso: foram mais de 3 milhões de pessoas impactadas, com grande repercussão em várias mídias e a consolidação de uma cultura de celebração.

Convenhamos: o baralho merece!

Dia do Baralho 2014

A Mkt Virtual encontrou a melhor maneira de fazer aquilo o que sempre buscamos: associar o baralho 139 e a Copag a um momento especial, onde todos celebram a diversão.

— Mariana Dall’Acqua Lopes Tatimoto, Diretora de Marketing da Copag

Ficha Técnica

  • Ano

    2014

  • Direção

    Ludmilla Rossi

  • Concept

    Pedro Tozzini, Rodrigo Ferreira, Kauê Nunes

  • Design

    Renato Cunha, Rodrigo Novais

  • Redação

    Rodrigo Ferreira

  • Produção/Desenvolvimento

    Édipo Mendes, Kauê Nunes, Joyce Regina

  • Estratégia de mídia

    André Canato

  • Gestão de Projeto

    Roseli Barbosa, Pedro Tozzini

  • Atendimento

    Roseli Barbosa

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