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Dia do Baralho 2013

Copag

Desafio

Apresentar o Copag 139, o baralho mais tradicional do Brasil fabricado desde 1923, às novas gerações, criando o marco que o produto merece.

Solução

Articulamos com o cliente uma ação inédita na categoria: a criação de uma data oficial no calendário brasileiro, que se tornasse propriedade da marca. Com isso, nasceu o Dia do Baralho, comemorado todos os anos no dia 13/9, uma homenagem mais do que merecida ao 139.

Resultados

Criação e consolidação da data da categoria, que já está integrada ao calendário promocional e vem sendo usada como pauta por outras marcas.

Já reparou que existe dia para tudo? No calendário tem o dia do palhaço, dia da ressaca, dia do abacaxi, dia da injustiça (!)… Agora imagine a nossa surpresa ao descobrir que o baralho, algo super presente em nossas vidas, não possuía um dia de celebração. Aproveitamos a oportunidade e oferecemos uma ideia para a Copag: a criação de uma data emblemática para comemorar toda a diversão sem limites que o baralho nos proporciona. E qual foi o dia escolhido? 13 de setembro. Ou 13/9. Ou uma homenagem merecida ao baralho 139.

Dia do Baralho 2013

A ideia de instituir um Dia do Baralho dependia de ações que valorizassem a data e provocassem mobilizações suficientes para torná-lo recorrente. Em 2013, o primeiro ano da campanha, criamos um documentário com emocionantes depoimentos de pessoas que desenvolveram uma relação afetiva com as cartas. A produção apresenta a origem desse jogo tão popular e mostra como o baralho exerce grande influência em nossas vidas.

A data motivou ainda o lançamento de uma edição especial do 139, produzida pela Copag especialmente para a ocasião. Além disso, um concurso cultural onde os participantes relatavam histórias de suas vidas envolvendo o baralho rendeu ao vencedor uma viagem para o Conrad Resort & Casino, no Uruguai.

Rei do Baralho

Nosso desafio em 2014 foi levar a data a novos patamares. Para isso, precisávamos atingir mais pessoas e criar uma cultura de celebração para consolidá-la no calendário brasileiro. A nova campanha mobilizou grande parte do staff da Mkt Virtual, que ficou responsável por toda a operação criativa, logística, tecnológica e de live marketing.

Uma das formas de ativar a campanha foi a websérie O Rei do Baralho, que mostrou a busca do mais habilidoso jogador de cartas do reino por um parceiro ideal para acompanhá-lo numa viagem a Las Vegas. Um torneio de pôquer de verdade foi realizado para definir o acompanhante, que acabou sendo uma jogadora do Rio Grande do Sul. Outras ações paralelas – como a construção de uma catedral de cartas por um famoso cardstacker americano e o desenvolvimento de uma plataforma para encontrar outras pessoas para jogar baralhos – contribuíram para que o Dia do Baralho 2014 reverberasse de maneira muito positiva em jornais, revistas, TVs e vários sites. No final, a campanha atingiu mais de 3 milhões de pessoas e ajudou a Copag a avançar em passos largos no seu objetivo de consolidar 13/9 como o dia oficial do baralho no Brasil.

Dia do Baralho 2013
Dia do Baralho 2013

Ficha Técnica

  • Ano

    2013

  • Concept

    Ludmilla Rossi, Rodrigo Ferreira, Pedro Tozzini

  • Design

    Renato Cunha, Rodrigo Novais

  • Redação

    Rodrigo Ferreira

  • Produção/Desenvolvimento

    Édipo Mendes, Kauê Nunes, Joyce Regina

  • Estratégia de mídia

    André Canato

  • Atendimento

    Roseli Barbosa

  • Gestão de Projeto

    Roseli Barbosa

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