[TheChamp-Sharing type="vertical" align="left" left="0" count="1"]

O Magnata

para Chorão + Gullane Filmes

Desafio

Criar o site oficial do filme O Magnata, escrito por Chorão e dirigido por Johnny Araújo. O longa marca a estreia de Chorão como roteirista e sua primeira atuação em uma de suas áreas de maior interesse: o cinema.

Resultados

  • Meio milhão de visualizações

  • 7 minutos de permanência no site

  • Grande influência estética do site no filme

Meio milhão de visualizações entre a coletiva de imprensa e o lançamento do filme

Geramos uma grande economia, sem precisar construir dois projetos: o site teaser já foi pensado para evoluir para o site oficial – e diluímos o mesmo investimento em mais de 500 dias de exibição de conteúdo.

Tempo de permanência no site: média de 7 minutos.

Grande influência estética do site na linguagem audiovisual da comunicação e abertura do filme

As ferramentas do projeto eram constituídas por blog mural de comentários, área restrita para cadastrados, news, entre outras.

O site de pré-lançamento do filme O Magnata foi publicado antes do início das filmagens, em junho de 2006.

O site trouxe skatistas em chroma-key (todos com carregamentos modulares) e pequenas intervenções em vídeo (raros para o cenário da Internet brasileira naquele momento).

Depois das filmagens, o mesmo projeto foi adaptado e lançado em 2 de abril de 2007, dois meses antes da coletiva de imprensa e sete meses antes do lançamento do longa, num timing de antecipação raro no cinema nacional.

O design trazia toda uma ambientação e imersão próprias para que o visitante construísse grandes expectativas para ir ao cinema.

A importância de criar um espaço digital para colaborar com a ansiedade dos fãs

O roteiro de O Magnata permaneceu uns bons anos no papel antes de ser concretizado através da parceria entre Chorão e a Gullane Filmes. Sua pré-produção foi iniciada entre 2005 e 2006, no mesmo período em que fomos escolhidos por Chorão para criarmos o projeto.

Um detalhe: o longa não havia sequer começado suas filmagens, o elenco não estava definido e o roteiro ainda passava por ajustes. Mas Chorão queria o site no ar bem antes do lançamento do filme, consciente da importância de criar a expectativa nos fãs e informá-los sobre os estágios do projeto. Para a Mkt Virtual não teve tempo ruim: criamos um site cujo briefing era apenas o roteiro provisório de “O Magnata”. Ficou sob nossa responsabilidade tangibilizar o visual dessa história.

O trailer do filme foi lançado quase seis meses depois da publicação do site!

O Magnata

(Queríamos nós ter visto esse trailer antes de começar o projeto)

Entre 2006 e 2007, o Flash era a tecnologia audiovisual dominante para a criação deste tipo de projeto. Com base no roteiro, começamos a imaginar as futuras cenas do filme: becos obscuros, a aspereza das ruas, a influência de elementos nova-iorquinos que Chorão indicava como referência, além do o grafitti e do skate.

Era notável o quanto colocamos de influências do roteirista no projeto. E tínhamos uma experiência adicional para fazer uma entrega excelente: na época também cuidávamos do site da banda Charlie Brown Junior e por isso entendíamos muito bem a expectativa dos fãs.

O Magnata

Prêmios

  • FEST MILTIMÍDIA 2006

    3o Lugar na Categoria Entretenimento

O Magnata
O Magnata
O Magnata

Ficha Técnica

  • Concept

    Ludmilla Rossi

  • Produção/desenvolvimento

    Mauro de Tarso / Danilo Costa

  • Design

    Ludmilla Rossi

  • Gestão de Projeto

    Mauricio Matias

  • Redação

    Pedro Reino