O seu site funciona bem no celular? Ser mobile-friendly não é mais algo opcional, e sim essencial. Ou você acha que faz sentido restringir o acesso a uma audiência vasta que quer comprar seus produtos?

A estimativa é que, no Brasil, o número de smartphones chegue a impressionantes 236 milhões até 2018. É muita gente conectada através de aparelhos bem diferentes do tradicional computador de mesa. As pesquisas também mostram que, desde 2014, os celulares são maioria no acesso à internet.

O seu site reflete essa realidade ou ainda está resistindo em um conceito ultrapassado? Não é nada eficiente limitar o acesso às informações da sua marca e produtos a menos da metade da população. O seu objetivo, afinal, é sempre crescer cada vez mais, certo?

Ter um site mobile-friendly deixou há bastante tempo de ser algo opcional para se tornar obrigatório hoje em dia.

Seu cliente espera por isso

Proporcionar uma experiência de usuário positiva deve sempre fazer parte dos seus objetivos. A concorrência aumenta cada vez mais, portanto você não deve dar brechas para outro player do seu mercado abocanhar parte do seu espaço.

Contar com um site mobile-friendly significa oferecer ao seu público um conteúdo que funciona adequadamente no aparelho que ele prefere usar. As pessoas raramente têm paciência: se um site não funcionar corretamente na primeira vez, dificilmente haverá uma segunda chance.

Em todas as suas iniciativas, é preciso fazer pesquisas a respeito do perfil do seu público e o que ele espera da sua marca. Depois, use essas informações para aproveitar oportunidades vantajosas para os seus objetivos.

É onde mais compras acontecem

Se o seu objetivo é vender, você precisa de um site mobile-friendly. É lá que as conversões acontecem: uma pesquisa do Google revelou que 67% das pessoas se dizem mais propícias a comprar pelo celular.

Além disso, 74% dizem que têm mais chances de voltar a um site se ele é mobile-friendly. Um tempo de permanência maior no seu espaço garante que seus potenciais clientes vejam mais produtos e as chances de venda aumentem substancialmente.

As pessoas já se acostumaram a comprar pela internet. Elas sabem que não precisam mais ir até um computador para isso. Dessa forma, o smartphone vira um aliado para compras impulsivas e de momento.

Você está perdendo espaço

É uma questão de matemática: se o uso de smartphones para acessar a internet está em crescimento constante há tanto tempo, a tendência é que os sites que não são mobile-friendly vejam um declínio em sua popularidade.

Com o tempo, você vai acabar sendo substituído por concorrentes que proporcionam uma experiência mais acessível. Não perca tempo e implemente logo um plano para tornar o seu site mobile-friendly.

Para permanecer relevante no cenário digital, você deve manter o olhar voltado para a inovação. Isso significa buscar oportunidades em todas as tendências de marketing que surgirem e adaptar as que mais fizerem sentido. Se você está constantemente correndo atrás dos concorrentes, algo está errado.

Agora você já sabe a importância que o mobile-friendly tem para a experiência do usuário e o sucesso da sua empresa na internet. Existem outros pontos importantes que você precisa corrigir para contar com bons resultados e eles estão todos reunidos aqui no blog.